terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Conferência Abolição de Fato!

Conferência Abolição de Fato!



A Secretaria Nacional do Movimento Negro realizou em Brasília, nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2010, a Conferência Abolição de Fato!, programada como um processo de imersão para formação de lideranças, aptas a promover a organização do PDT, bem como da Secretaria mesma. Militantes de diversos estados da União, compromissados com o seu crescimento e auto-conhecimento, trocaram informações, e aprenderam a aprender. A Presidente da Secretaria Nacional do Movimento Negro do PDT, Dra. Edialeda Salgado do Nascimento, abriu o evento, explicando a necessidade de todos e de todas, levarem as informações ali recebidas para aqueles militantes que não puderam estar presentes a tão importante momento de qualificação política. Também agradeceu ao esforço de cada um para chegar até ali, e lamentou muito as ausências. Destacou a parceria da Direção Nacional do Partido, na pessoa do Presidente licenciado, Ministro Carlos Lupi. Na primeira mesa redonda, denominada Trabalho Emprego e Renda , ouviram-se os relatos da Dra. Candida Helena Machado, Ouvidora da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de Duque de Caxias, do Engenheiro Carlos Henrique de Mello, Superintendente Substituto do Ministério do Trabalho em Minas Gerais, do Administrador e Gestor Público Anderson Brito, Coordenador de Projetos do Ministério do Trabalho e Emprego, e do Dr. Ezequiel do Nascimento, atual Secretário de Políticas Públicas de Emprego do mesmo MTE. Além das experiências de cada um, discutiu-se o processo de gestão e montagem do PLANSEQ para Profissionais Afro brasileiros, apresentado pela Secretaria Nacional do Movimento Negro do PDT, ao Ministro Carlos Lupi, em 2008, em nome de entidades do Movimento Negro de todo o Brasil, e cuja Audiência de Concertação aconteceu em janeiro de 2009. Atualmente o PLANSEQ está em fase de implementação. O Dr. Ezequiel Nascimento, responsável pela coordenação dos PLANSEQs, (Planos Setoriais de Qualificação) e PLANTEQs, (Planos Setoriais de Qualificação), sugeriu uma série de parcerias entre o Ministério e a Secretaria do Movimento Negro, visando aumentar o aporte de recursos para as entidades, interessadas no trabalho de qualificação profissional dos afro-descendentes.


Na mesa seguinte, Experiências Educacionais de Sucesso, o Senador Cristovam Buarque, um permanente ativista da causa da Educação, a principal bandeira programática do PDT , ouviu, e certamente aprendeu muito, com as histórias de vidas dedicadas à educação, relatadas por nossas companheiras: Educadora Social Maria Alice Santos, Dra. Creuzely Ferreira da Silva, Professora e Bióloga Maria Christina Ramos da Silva, Professora Carmem Maria Amora e Professora Maria Cristina da Rosa. O Prof. Cristovam Buarque, ex Reitor da Universidade de Brasília, ex Ministro de Educação e ex Governador de Brasília, onde implantou a Bolsa Escola, lembrou as vitórias, poucas, e as necessidades muitas, referentes à real urgência da implantação de uma escola de qualidade para todos os brasileiros.
No final das atividades, o Teólogo Iron Muller, apresentou palestra explicativa, sobre como estabelecer a melhor e mais produtiva comunicação entre pessoas e entre grupos.
No segundo dia, Ronaldo Santos, especialista em descobrir e usar Habilidades e Competências, abriu janelas de conhecimento sobre o tema, e o Engenheiro Carlos Henrique de Mello através de Dinâmicas, esclareceu os processos de auto-conhecimento, para que se possa aplicar esta habilidade nas relações interpessoais e políticas. Em sua palestra, o Geógrafo e Mestre em Engenharia de Meio Ambiente, Sandro Correia, explanou sobre a urgência que tem todas as nações, e não somente o Brasil, de apresentar soluções para o desenvolvimento social de todos os cidadãos.
O Engenheiro Ambiental Ubiratan Nogueira, que já realizou a implantação de água em dois quilombos remanescentes de Minas Gerais, e que a pedido da Dra. Edialeda Salgado do Nascimento formulou o chamado Projeto Caixa D’água, de abrangência nacional, que visa levar água corrente a todos os quilombos do Brasil, explicou sobre a viabilidade do mesmo projeto, e dos benefícios trazidos levados por este ao crescimento e desenvolvimento social e econômico das populações quilombolas. Para esclarecimento da importância de semelhante investimento social, a pesquisa, efetuada pelo Dr. Ubiratan Nogueira e por Iron Müller, revelou a existência de cerca de cinco mil quilombos remanescentes reconhecidos pela Fundação Palmares, e um número quase igual, ainda em fase de reconhecimento. Segundo os dados do IBGE, a população quilombola alcança mais de um milhão de pessoas. O projeto foi apresentado ao Ministro Carlos Lupi, que prometeu agir como padrinho do mesmo, para o sucesso de sua execução. O Pedagogo e Bacharel em Direito Antonio Brás da Silva, trouxe considerações sobre a situação de extrema carência de recursos das 100 comunidades


quilombolas no Estado do Paraná, onde as autoridades locais demonstram grande insensibilidade para com esta causa. Anderson Brito falou de novos conhecimentos acerca do Marketing eleitoral, uma vez que há grande demanda pela eleição de companheiras e companheiros negros na eleição de 2010, e nas próximas, meta que poderá ser alcançada, se houver um preparo de coordenadas estratégicas variadas desde agora.
Na manhã de domingo, dia 17, estabelecido como o momento de troca de informações gerais, e apresentação pessoal, todos e todas, falaram de suas vivências nos movimentos sociais, comprovando a tese da integração entre estes, e os compromissos políticos do PDT. Foram apresentadas duas Moções: de apoio à população do Haiti, partindo do estudo da melhor maneira de ajudá-la, de fato, e Moção de endosso à indicação do ex-Senador Abdias do Nascimento ao Premio Nobel da Paz em 2010. Os textos dos palestrantes serão publicados em breve, levando assim, aos companheiros e companheiras, de todo o Brasil, a realização do propósito da Conferência Abolição de Fato!: informar para formar ativistas políticos dentro do PDT, realizando com o auto-conhecimento e a auto-estima, o seu processo de crescimento.



Fotos: Michelli Luise







Nenhum comentário: